[PLANO DE PASTORAL ARQUIDIOCESANO - VI/MMXVIII]

VI/MMXVIII
ARQUIDIOCESE DE
 A P A R E C I D A

PLANO DE PASTORAL
   ARQUIDIOCESANO   

APRESENTAÇÃO
Com muita dedicação e esforço após dois dias de discussão, a arquidiocese de Aparecida, apresenta a todos e a todas o PLANO DE PASTORAL.
Sonhado e engendrado por toda a arquidiocese, o que aqui contém, são os resultados de dois dias de discussão, trabalhos e conversas em assembleia. Durante os dias 06 e 07 de janeiro, a arquidiocese se encheu de ânimo e vigor e com coragem e determinação olhou para si mesma, para ver o que está fazendo e rever aquilo que pode ser melhor.
Apresentamos então o resultado desses dias de trabalho e de alegria que tivemos enquanto Arquidiocese.
Que Jesus Cristo, aquele a quem servimos com amor, olhe nosso esforço. Pois é para Ele, com Ele e é D’Ele.


Com muito afeto e carinho,


                                                           Equipe de Pastoral Arquidiocesana.


 ...................................................................................................................................... 



INTRODUÇÃO AO PLANO DE PASTORAL

Na Assembleia de Pastoral dos dias 06 e 07 de janeiro, foi lançada aos participantes a seguinte questão:
àComo dinamizar a ação pastoral?
A assembleia foi iluminada pela passagem bíblica presente em João 20,21: “Como o Pai me enviou, Eu também vos envio”. E como lema: “Eis-me aqui Senhor, respondendo ao teu clamor”.

Com esta pergunta e com a iluminação bíblica foram iniciadas as conversas e discussões que deram forma a um caminho pastoral para a arquidiocese. Que embora ainda pequenino, já se firma e dá bons frutos.


PLANEJAMENTO PASTORAL

Como primeira experiência de um planejamento de pastoral visamos buscar alguns pontos que se fazem URGÊNCIA na ação Pastoral de nossa Arquidiocese.

1à A Missão:
Este ponto tão explorado e falado, porem pouco exercitado, vem nos instigar a sermos mais enérgicos e dispostos. A arquidiocese, vendo esta necessidade assume esta urgência como seu rosto, seu cartão de visitas, sendo uma arquidiocese que se lança no mundo como a voz profética. Levando a todos a Alegria de ser discípulo e missionário de Jesus, levando assim a força e vigor de quem se encontrou e fez uma experiência com o Mestre!
Pistas de Ação
è Fortalecer a irmandade entre as arquidioceses para uma ação missionária conjunta. Visando não somente “buscar vocações para os seminários”, mas a Evangelização dos homens e mulheres presentes em nossa realidade virtual, criando assim uma consciência de Filhos e Filhas de Deus, corresponsáveis uns pelos outros, salvaguardando a vida dos irmãos e defendendo-os dos mecanismos geradores de morte!
è Evangelizando, ensinando e formando, façamos despertar a vontade de seguir Jesus e buscar o seu Reino. Criando assim leigos e leigas, sujeitos eclesiais, e fortalecendo a igreja, Corpo do Senhor, iguais no batismo, porem exercendo diferentes ministérios. (Implementar e fortificar o Conselho Arquidiocesano de Leigos).

2à A Formação:
Vivemos uma realidade em que tanto homens e mulheres não querem assumir responsabilidades. Nossa igreja necessita hoje de pessoas que possam se doar gratuitamente para servir o reino de Deus. A formação, dos futuros padres e também daqueles que são engajados nos trabalhos pastorais do dia a dia, deve primeiro ser centrada na figura de Jesus, nosso Senhor. Pois é Ele a fonte inspiradora, razão e motivo pelo qual nos doamos.
Pistas de Ação
è A Arquidiocese, deve zelar pela formação dos futuros padres. Para tanto, devemos formar homens dispostos a se doar em qualquer situação que encontrarem pela frente, enviando-os assim, para experiências missionárias de no mínimo uma semana em outras dioceses e até em outros hotéis. Temos por obrigação, formar homens zelosos e cuidadosos com a igreja, consigo mesmos e com o Povo de Deus. Não criamos robôs que são pré-programados, tampouco criamos máquinas de repetição de gestos e palavras. Formamos homens que tem a sensibilidade de testemunhar Jesus com alegria e disposição. FORMAMOS SERES HUMANOS. Que a formação presbiteral saiba então formar com carinho e cuidado aqueles que são os futuros pastores da Igreja.
è A formação dos homens e mulheres dispostos a servir, seja ministrada com carinho e dedicação. Seja pelos padres, bispos ou outras pessoas devidamente preparadas. Deve-se oferecer o que tem de melhor, não fazendo divisão ou acepção de pessoas. Mas respeitando a diversidade e o ritmo de cada um.

3à Iniciação a Vida Crista:
 Seja, portanto, a alegria do Povo de Deus presente em Aparecida, testemunhar Jesus: Caminho, Verdade e Vida. Somente temos força para testemunhar o Cristo nos alimentando da sua Palavra e da Eucaristia. Para bem participarmos da eucaristia: memorial e banquete e para escutarmos a sua palavra, devemos estar em total harmonia e em comunidade, pois somente vivendo como irmãos e irmãs, o mestre se faz presente no meio de nós.
Pistas de Ação
è As comunidades, incentivadas pelos seus pastores, devem ser a casa da Iniciação a aqueles que vem procurar aconchego e refúgio. Devem, portanto, oferecer esclarecimento quando se trata dos sacramentos ou da própria Igreja e devem também ensinar e se possível formar uma consciência antes da participação dos mesmos.
è Saibam os pastores, valorizar as pequenas comunidades, saindo do conforto, se aventurando nos lugares inóspitos, experimentando e se arriscando na dinâmica dos círculos bíblicos, grupos de reflexão, conversa e esclarecimento sobre a palavra de Deus.
è Antes de apresentarmos uma estrutura e hierarquia, saibamos levar a pessoa de Jesus, pois é Ele o centro de tudo, início e fim.






 ...................................................................................................................................... 
                                                                                                                                                               



CONCLUSÃO
         Entregamos a Deus este projeto que construímos juntos com carinho e gratidão. Que ele acolha em suas mãos isto que entregamos ao povo de Deus. E que a mãe Aparecida com a sua maternal proteção, interceda por nós e nos ajude a cumprir com atenção e cuidado o que aqui contém.







Com carinho e afeto,

Equipe Arquidiocesana de Pastoral



















Comentários